Epicteto, um dos principais representantes do estoicismo, deixou em seu legado ensinamentos éticos com preceitos práticos para questões atemporais sobre a arte de viver melhor.

Este sucinto e primoroso Manual filosófico, compilado por seu discípulo Flávio Arriano e apresentado aqui em versão bilíngue (grego-português), reúne 53 aforismos de teor ético que expressam a preocupação fundamental de Epicteto: a conduta e o comportamento do ser humano em sociedade, e seu reflexo na manifestação da tão sonhada felicidade.

Seus ensinamentos reúnem lições singelas e objetivas sobre como conduzirmos nosso aprimoramento moral pessoal – através da prática de virtudes como a tolerância, a benevolência, a discrição, a simplicidade, a justiça, a moderação e a coragem, em comunhão harmoniosa com a natureza e em aceitação tranquila de tudo o que ocorre e que nos atinge – e convivermos pacificamente com nossos semelhantes, ainda que os relacionamentos sejam desafiadores.

Com ampla repercussão nos círculos intelectuais do Império Romano, este Manual exerceu marcante influência no pensamento e na conduta do imperador estoico Marco Aurélio.

More by Epicteto